22 de fevereiro de 2024
Setor plástico sofre com precarização do trabalho que ocorre de vários formas nas empresas e está adoecendo trabalhador
O sindicato tem recebido vários relatos de trabalhadores que denunciam sobrecarga de trabalho. Ocorre que eles estão realizando tarefas que normalmente seriam feitas por três ou quatro para manusear máquinas ou equipamentos. A situação pode trazer graves prejuízos a saúde do trabalhador em poucos meses.

Além disso, eles tem de lidar com a pressão da empresa que se preocupa mais com as metas de produção e lucros e não quer saber da saúde física ou mental do trabalhador. Muito menos sobre as condições de trabalho.
Acidentes de trabalho
Não é de hoje que o sindicato tem denunciado situações de trabalho em algumas empresas do setor e tem levado a situação aos órgãos competentes.
Além disso, acompanha desde 2017 o número de acidentes de trabalho que quase triplicaram nos últimos sete anos, como mostra acompanhamento da Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalho do sindicato realizado entre 2017 e 2023.
Observe e confira a tabela a seguir:

Dado pode ser ainda maior
O acompanhamento que já revela um crescimento de acidentes nos últimos anos pode ser ainda maior. O que ocorre é que as empresas não têm enviado a CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho) como estabelecido na cláusula 38 de nossa CCT/2023-2024 e como orienta o Ministério do Trabalho. Outro desrespeito é com relação a cláusula 13 que trata do auxílio doença e invalidez.
Números mostram precarização do trabalho
A precarização do trabalho que se manifesta em várias formas favorece o adoecimento e isso acaba causando um maior número de acidentes.
É GRAVE!
Dos 45 acidentes registrados em 2023, 10 foram direto para a previdência. Trabalhadores jovens estão sendo mutilados e em três ou quatro meses por conta da sobrecarga de trabalho.
Sindicato orienta que trabalhador denuncie
É preciso denunciar. Caso você esteja desempenhando mais tarefas do que o estabelecido ou a empresa não está oferecendo condições seguras para desempenhar o trabalho, entre em contato com o sindicato ou compareça a sede.
Diretoria do Sindicato.