(SINDPLAST-AM) Entre os dias 28 e 30 de março de 2025, a delegação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Manaus, do Estado do Amazonas (Sindplast-AM), composta por Francisco Brito, presidente; Suzana Teixeira, secretária de comunicação; a diretora Alda Teixeira; e o diretor Alan Reis, participou do 10º Congresso da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), na cidade de Praia Grande-SP.
O Sindplast-AM também integrará a direção, com Suzana Teixeira assumindo o cargo de secretária regional Norte e Francisco Brito como membro titular do Conselho Fiscal. A nova gestão é composta por 40 dirigentes, sendo 15 mulheres (37,5%). Kelli Silva, presidenta do Sintiebem em Presidente Figueiredo-AM, também integra a direção como secretária de Meio Ambiente.

Pautas
O evento promove o debate de pautas importantes para a classe trabalhadora, tanto regionais quanto nacionais e globais, como a transição energética, a modernização da industrialização e a conjuntura política, destacando a necessidade de enfrentamento da extrema-direita e de suas políticas que ameaçam a democracia e avançam contra os direitos sociais.





Evento
A priorização e o compromisso com a unidade na luta pelas causas que afetam diretamente as trabalhadoras e os trabalhadores brasileiros, com a defesa democracia, com a resistência contra o avanço da ultradireita e com a continuidade do trabalho coletivo de fortalecimento do Ramo Químico deram o tom nas intervenções de saudação aos 170 delegados e delegadas que participaram do 10º Congresso CNQ-CUT.
Atual presidente da entidade, que vai renovar sua direção para a gestão 2025-2029, Geralcino Teixeira destacou o simbolismo na presença de lideranças trabalhadoras de 49 sindicatos, de 16 estados brasileiros, quatro anos após a realização do último congresso da confederação, quando, em razão da pandemia da covid-19, a atividade precisou ser realizada online. Além disso, a conjuntura política era outra: o poder era oficialmente ocupado por um presidente fascista e negacionista.